Visão geral do livro Mobile HTML5 - Estelle Weyl


por
Cesar Cassiano Schimanco
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No artigo anterior escrevi sobre o livro WEB DESIGN RESPONSIVO do Maujor e hoje vou falar do Mobile HTML5 da Estelle Weyl.
Este é um daqueles livros que você já espera bastante quando compra - Mobile HTML5 Usando o que há de mais moderno atualmente. O livro não decepciona, pois realmente explora o que há de mais moderno e até me surpreendeu de certa forma, pois esperava um livro muito voltado para Mobile, mas na verdade ele também é uma ótima opção para quem quer se atualizar nas questões de HTML5, CSS3. Além disso, o livro ensina a desenvolver aplicativos web multiplataforma, ou seja, aplicativos web que vão funcionar em iOS, Android, Blackberry, Windows Phone...

O livro Mobile HTML5 é muito bom, mas confesso que achei ele um pouco repetitivo em alguns momentos, isso pode incomodar alguns leitores, mas ao mesmo tempo ajuda a fixar.

Sobre Estelle Weyl
Estelle Weyl é uma engenheira de front-end que desenvolve sites acessíveis baseados em padrões desde 1999. Ela faz publicações em blogs técnicos que atraem milhões de visitantes e dá palestras no mundo todo sobre CSS3, HTML5, JavaScript, desempenho do front-end e desenvolvimento web móvel.

 

Alguns itens que colocaria em destaque:

  • Ferramentas de depuração
  • Depuradores desktop
  • Depuração remota
  • Emuladores e simuladores
  • Ferramentas online
  • Teste automatizado
  • Um capítulo inteiro de Web Forms HTML5
  • SVG, canvas, áudio e vídeo
  • Aplicativos web offline
  • Transições CSS
  • Transformações CSS3
  • Animação CSS3
  • Projetando aplicativos móveis
  • Concentrando-se nos dispositivos móveis e de toque
  • Desempenho móvel


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O código CODEBREAK é válido até o final de 2014.

 

Sumário:

  • Introdução
    • Aplicativos nativos versus aplicativos web
    • O que há de novo? Novos elementos e APIs
    • O que há de novo no CSS?
    • Considerações específicas dos dispositivos móveis
    • Por que ler este livro?
    • O que há neste livro
    • Convenções usadas neste livro
    • Usando exemplos de código
    • Como entrar em contato conosco
    • Agradecimentos
  • Capítulo 1 - Preparando o terreno para o aprendizado de HTML5, CSS3 e APIs JavaScript
    • CubeeDoo: Jogo Móvel em HTML5
    • Ferramentas de desenvolvimento
      • Editor de texto
      • Navegador
      • Ferramentas de depuração
      • Depuradores desktop
      • Depuração remota
    • Ferramentas de teste
      • Emuladores e simuladores
      • Ferramentas online
      • Telefones
      • Teste automatizado
  • Capítulo 2 - Atualizando-se para HTML5
    • Sintaxe HTML5
      • Elementos
      • Atributos
      • Atributos globais e de internacionalização
      • Atributos HTML4 tornados básicos em HTML5
      • Novidades do HTML5: Atributos globais de acessibilidade e interativos
    • Sintaxe de elementos/atributos HTML
      • Elementos de fechamento automático
      • Melhores práticas
      • Componentes requeridos
      • Elementos encontrados em <head>
      • <meta>: Adicionando metadados
      • Tags meta de dispositivos móveis
      • Valores específicos de fornecedores de dispositivos móveis
      • Tag <base> de sua página web
      • <link>s não são apenas para folhas de estilo
  • Capítulo 3 - Elementos que são novos no HTML5
    • Elementos de seção no HTML5
      • <section>
      • <article>
      • <section> versus <article>
      • <nav>
      • <aside>
      • <header>
      • <footer>
      • Cabeçalho e rodapé do CubeeDoo
      • Não é novo, porém usado raramente: <address>
      • Agrupando conteúdo: outros elementos HTML5 novos
      • <main>
      • <figure> e <figcaption>
      • <hr>
      • Mudanças nos atributos de <li> e <ol>
    • Elementos semânticos de nível de texto novos no HTML5
      • <mark>
      • <time>
      • <rp>, <rt> e <ruby>
      • <bdi>
      • <wbr>
    • Elementos semânticos de nível de texto alterados
      • <a>
      • Alterações nos elementos de nível de texto do HTML 4
      • Elementos inalterados
    • Elementos de conteúdo embutido
      • Alterações nos elementos de conteúdo embutido
    • Elementos interativos
      • <details> and <summary>
      • <menu> e <menuitem>
      • Tudo que existe em XHTML existe em HTML5, exceto…
    • Conclusão
  • Capítulo 4 - Web Forms HTML5
    • Atributos de <input> (e outros elementos de formulário)
      • Atributo type
      • Atributo required
      • Valores mínimo e máximo: os atributos min e max
      • Atributo step
      • Atributo placeholder
      • Atributo pattern
      • Atributo readonly
      • Atributo disabled
      • Atributo maxlength
      • Atributo size
      • Atributo form
      • Atributo autocomplete
      • Atributo autofocus
    • Tipos e atributos de <input>
      • Reintrodução aos tipos de entrada que você acha que conhece
      • Texto: <input type=“text”>
      • Senha: <input type=“password”>
      • Caixa de seleção: <input type=“checkbox”>
      • Botão de rádio: <input type=“radio”>
      • Envio: <input type=“submit”>
      • Redefinição: <input type=“reset”>
      • Arquivo: <input type=“file”>
      • Oculto: <input type=“hidden”>
      • Imagem: <input type=“image”>
      • Botão: <input type=“button”>
      • Estilizando os tipos de entrada
    • Novos valores para o tipo de <input>
      • Email: <input type=“email”>
      • URL: <input type=“url”>
      • Telefone: <input type=“tel”>
      • Número: <input type=“number”>
      • Intervalo: <input type=“range”>
      • Busca: <input type=“search”>
      • Cor: <input type=“color”>
    • Tipos de entrada de data e hora
      • Data: <input type=“date”>
      • Data/Hora: <input type=“datetime”>
      • Data/hora-local: <input type=“datetime-local”>
      • Mês: <input type=“month”>
      • Hora: <input type=“time”>
      • Semana: <input type=“week”>
    • Validação de formulário
      • Melhorias fáceis nas UIs com o uso de CSS
    • Novos elementos de formulário
      • Elemento <datalist> e o atributo list
      • Elemento <output>
      • <meter>
      • <progress>
      • <keygen>
    • Outros elementos de formulário
      • Elemento <form>
      • <fieldset> e <legend>
      • <select>, <option>, <optgroup>
      • <textarea>
      • <button>
      • Elemento <label>
    • Conclusão
  • Capítulo 5 - SVG, canvas, áudio e vídeo
    • APIs de mídia HTML5
      • SVG
      • Incluindo SVG em seus documentos
      • Técnica Clown Car: SVG para imagens de primeiro plano responsivas
      • Conhecendo o SVG
      • SVG no CubeeDoo
      • Canvas
      • Canvas versus SVG
    • Áudio/Vídeo
      • Tipos de mídia
      • Adicionando <video> ao seu site
      • Atributos de <video> e <audio>
      • Vídeo, áudio e JavaScript
      • Estilizando vídeo
  • Capítulo 6 - Outras APIs HTML5
    • Aplicativos web offline  
      • Estou pelo menos conectado à Internet?
      • Cache de aplicativos
      • Armazenamento local e de sessão
      • Armazenamento com SQL/Database
    • Melhor experiência de usuário
      • Geolocalização
      • Web Workers
      • Microdados
      • Troca de mensagens entre documentos
    • Accessible Rich Internet Applications (ARIA)
      • Acessibilidade
    • Conclusão
  • Capítulo 7 - Atualizando-se para CSS3
    • CSS: Uma definição e a sintaxe
      • Sintaxe CSS
      • Usando folhas de estilos externas: o elemento <link> revisitado
      • Consultas de mídia
      • Melhores práticas no uso de CSS
    • Seletores CSS
      • Seletores básicos
    • Mais seletores CSS3
      • Seletores genéricos
      • Usando os seletores
      • Seletores relacionais: regras baseadas na ordem do código
      • Seletores de atributos
      • Pseudoclasses
      • Pseudoclasses de estado
      • Pseudoclasses estruturais
      • Matemática dos tipos nth
      • Mais pseudoclasses
      • Pseudoelementos
    • Outros seletores: Shadow DOM
      • A especificidade sobrepõe a cascata: entendendo a especificidade do CSS
    • Conclusão
  • Capítulo 8 - Expandindo as opções com valores CSS3
    • Valores de cor do CSS
      • Sintaxe rgb()
      • Adicionando transparência com o RGBA
      • Tonalidade, saturação e luminância: HSL()
      • CMYK
      • Cores nomeadas
      • CurrentColor
      • Valores de cor nos navegadores
    • Unidades de medida CSS
      • Valores CSS de tamanho
      • Ângulos, unidades de tempo e frequências
      • Unidades de medida CSS para ângulos
      • Unidades de tempo
      • Frequências
    • Evitando problemas: Declarações abreviadas de propriedades e valores
    • Conclusão
  • Capítulo 9 - CSS3: Módulos, modelos e imagens
    • Propriedades do modelo de caixa CSS
      • border
      • border-style
      • border-color
      • border-width
      • Modelo de caixa CSS
      • box-sizing
    • Aprendendo CSS3
      • border-radius
    • Degradês CSS
      • Tipo de degradê: linear ou radial
      • Degradês radiais
      • Degradês lineares
      • background-size
      • Degradês em faixas
      • Degradês lineares repetidos
    • Sombras
      • Sombra de texto
      • Acomodando texto com width, overflow e text-overflow
      • Sombra de caixa
      • Juntando tudo: CubeeDoo
  • Capítulo 10 - CSS3: Transformações, transições e animações
    • Transições CSS
      • Propriedade transition-property
      • Propriedade transition-duration
      • Propriedade transition-timing-function
      • Propriedade transition-delay
      • Propriedade Abreviada transition
      • Múltiplas transições
    • Transformações CSS3
      • Propriedade transform-origin
      • Propriedade transform
      • Múltiplas transformações
      • Fazendo a transição de transformações
      • Funções de transformação 3D
      • Outras propriedades de transformação 3D
      • Juntando tudo
    • Animação CSS3
      • Quadros-chave
      • Transições, animações e desempenho
  • Capítulo 11 - Recursos CSS em um Web Design Responsivo  
    • Consultas de mídia, pontos de interrupção e layouts fluidos
    • Várias colunas
    • Imagens de borda
      • Definindo imagens de borda
    • Flexbox
      • flex
      • Detecção de recursos com @supports
    • Mídia responsiva
      • Servindo imagens
      • Mascaramento CSS: Criando JPEGs transparentes
      • Client Hints
  • Capítulo 12 - Projetando aplicativos móveis
    • Considerações antes de você começar
    • Considerações de design
      • Ferramentas: Aplicativos de produtividade
      • Entretenimento: Aplicativos de imersão
      • Utilitário
      • O que é bom para você?
    • Plataforma móvel: rica em possibilidades
      • Tela pequena
      • Menos memória
      • Uma janela, um aplicativo de cada vez
      • Documentação mínima
      • Considerações de desenvolvimento
    • Voltando-se para o WebKit móvel
      • Barra de status
      • Barra de navegação
      • Imagem de inicialização
      • Ícones de tela inicial
    • Reduza entradas do teclado
    • Seja sucinto
      • Deixe claro
      • Reduza a entrada exigida
      • Reduza o texto
    • Outras considerações quanto à experiência do usuário
  • Capítulo 13 - Concentrando-se nos dispositivos móveis e de toque
    • Diminuindo a escala de acordo com o tamanho
      • @viewport
    • Toque em mim
      • Áreas de toque
      • Eventos do mouse, eventos de toque
      • Pseudo, ou não tão pseudo, eventos de clique
    • Acesso ao hardware
      • Movimentação e direção do telefone
      • Status do dispositivo
      • Aplicativos web nativos, aplicativos empacotados, e híbridos
    • Testes
  • Capítulo 14 - Desempenho móvel
    • Tempo de vida da bateria
      • Use cores escuras
      • Use JPEGs
      • Reduza o JavaScript
      • Elimine solicitações de rede
      • Aceleração por hardware
      • Latência
      • Reduza o número de solicitações HTTP
      • Reduza o tamanho das solicitações
      • Memória
      • Otimize as imagens
    • Capacidade de resposta da UI
      • Eventos de toque
      • Animação
    • Conclusão
  • Apêndice A - Seletores e especificidade CSS
    • Seletores CSS Nível 3
    • Cola com os seletores CSS
    • Especificidade dos seletores CSS
    • Seletores CSS Nível 4
      • Sobre a autora
        • Colofão

 

Resumo:
Esta foi uma visão geral sobre o livro Mobile HTML5 - Usando o que há de mais moderno atualmente, escrito por Estelle Weyl. O livro não decepciona, pois realmente explora o que há de mais moderno em HTML5 e CSS3 ensinando a desenvolver aplicativos web multiplataforma.
 

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