por Cesar Cassiano Schimanco

Saiba mais sobre o NuGet

O que é e como funciona o Nuget?
O Nuget se tornou muito popular e cada vez ganha mais força, mas percebi que muitos desenvolvedores .NET, ASP.NET, ainda não o conhecem ou não sabem como utilizar. Então vou falar um pouco sobre o Nuget e quais as vantagens de utilizá-lo.

O NuGet é uma extensão do Visual Studio que auxilia a localizar, instalar, remover e atualizar bibliotecas do seu projeto de forma muito simples. Você pesquisa as bibliotecas no próprio Visual Studio, clicar em instalar e o Nuget faz download dos arquivos, adiciona as referências e modifica o web.config automaticamente. E quando quiser remover um pacote do Nuget, ele remove referências, configurações e arquivos do projeto em um click.

Se preferir ou se precisar, também pode gerenciar os pacotes por linhas de comando (PowerShell).
São mais de 18.000 pacotes disponíveis, entre eles jQuery, jQuery UI, EntityFramework, NHibernate, Ajax Control Toolkit, Json.NET, etc.


Por que utilizar o Nuget?

O fato de ficar tudo centralizado ajuda muito, com poucos cliques você instala a biblioteca que procura. Além de ser prático, funciona muito bem.
Outra coisa importante que percebi é que alguns sites só estão disponibilizando bibliotecas a partir do Nuget, ou seja, não há mais links para download em seus sites.
A ideia do Nuget não é nova, basta observar o iOS e Android, por exemplo, onde você instala aplicativos com poucos cliques. A Microsoft também faz algo similar com o Web Platform, a ideia é muito parecida.


Como utilizar o NuGet?

Com o seu projeto aberto no Visual Studio, vá no Solution Explorer e clique com o botão direito sobre o nome do projeto. Em seguida clique em Manage NuGet Packages.

 

Vai abrir o NuGet Package Manager com os principais pacotes já listados. No canto superior direito você pode pesquisar por pacotes e depois basta clicar em Install.


Após o processo de instalação ser finalizado, você verá os novos arquivos adicionados ao seu projeto pelo Solution Explorer.
Obs. Se o Manage NuGet Packages não aparecer no menu é porque o projeto deve estar em execução.


NuGet Packages

Veja os pacotes do NuGet disponíveis atualmente no Nuget Package Manager do Visual Studio ou no link abaixo.
http://www.nuget.org/packages

Além de criar pacotes NuGet e publicá-los no nuget.org, você pode criar seu próprio servidor NuGet e hospedá-los localmente.


Suporte

No Visual Studio 2012 e Visual Studio 2013 já vem integrado. No 2010 basta instalar, e também é possível instalar o Nuget no Visual Studio 2008 e 2005. Download aqui


Requisitos de instalação

Powershell 2.0 que já vem instalado no Wiindows 7, Wiindows 8, Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012 e superiores.
Se tiver algum dos sistemas operacionais abaixo, vai ter que instalar o Powershell 2.0 manualmente.
Windows XP SP3 e Windows Vista SP1
Windows Server 2003 SP2 e Windows Server 2008

Comentários

Carregando comentários

Postar um novo comentário



Processando...